O que é Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?

tcc

A Terapia Cognitivo-Comportamental é baseada em modelos testáveis empiricamente, é uma abordagem objetiva e estruturada que guia o paciente por meio de um processo de averiguação, formulação de problemas, intervenção, monitoramento e avaliação, enfocam o presente, lidando com problemas e dificuldades atuais.Ela é um processo ativo que encoraja o autoquestionamento e o desafio de pressupostos e crenças. O paciente não é simplesmente um receptor passivo dos conselhos ou das observações do terapeuta, mas é encorajado a desafiar e aprender por meio de um processo de experimentação. A validade de pensamentos, pressupostos e crenças é testada, explicações alternativas são descobertas, e maneiras novas de estimar os eventos e de comportar-se são experimentadas e avaliadas.

A TCC fornece uma abordagem prática, baseada nas habilidades, para aprender padrões alternativos de pensamento e comportamento. Os pacientes são encorajados a praticar na sua vida cotidiana as habilidades e idéias discutidas durante as sessões terapêuticas, sendo as tarefas de casa um elemento essencial de algumas sessões.

o propósito geral da Terapia Cognitivo-Comportarnental é aumentar a autoconsciência, facilitar o auto-entendimento e melhorar o autocontrole pelo desenvolvimento de habilidades cognitivas e comportamentais mais apropriadas.